julho 31, 2006

A lenda do cowboy guitarrista de coração doce

Ele entra tímido no palco. Cabisbaixo, esconde o rosto sob um chapéu de cowboy. Verifica o amplificador, e olha para os lados procurando rostos conhecidos. Caminha até o pedaço do palco iluminado pelo canhão. Sem tempo para reflexões ou arrependimentos, saca a palheta e atira contra a platéia o acorde mais alto que seu instrumento pode emitir. O som que é o prenúncio de uma letra que fala de amor, de sentimentos e de vivência. Porque, para ele, música é isso mesmo: uma espécie de exorcismo e uma reunião de amigos.

Em 2005, Jimi Joe completou 30 anos de carreira como músico. Figura clássica do rock gaúcho, conquistou seu lugar como guitarrista de diferentes bandas e também como jornalista especializado na área cultural. Possui ombros largos, um corpo de estrutura forte e sua fisionomia é séria. Um primeiro julgamento explicitaria toda a brabeza e rebeldia de um astro do rock. Sisudez ressaltada pela grossa armação preta dos seus óculos de grau, e pelos cabelos ralos e raspados. Um cara verdadeiramente mau. Mas quando a conversa inicia, pode-se estar num café, bar, show ou qualquer calçada da Cidade Baixa, tudo muda. A muralha se desfaz depois do primeiro sorriso, do primeiro causo sobre os colegas dos estúdios ou das redações, e da primeira referência musical sobre diferentes assuntos.

– Na realidade, tudo isso é timidez. Tenho medo de me envolver com as pessoas, pois me apego e acabo magoado. Mas sou do tipo parceirão.

O CD já está posicionado no aparelho. Pode apertar play.

FAIXA 1 – Não precisamos ficar loucos / Só atingir o estado ideal

Jimi Joe nasceu no dia 07 de julho de 1955, em Arroio Grande, cidade do Interior do Rio Grande do Sul. Na certidão de nascimento, constava o nome Arzelindo Ferreira Neto, uma homenagem ao avô paterno. Filho de uma professora e de um sargento do exército, é o caçula de uma família de dois filhos e uma filha. Sempre encabulado, teve dificuldades de se relacionar na escola e, durante muito tempo, estudou em casa, com a mãe. Em 1963, aos oito anos de idade, após o divórcio dos pais, se mudou para Pelotas, época que ficou cristalizada em sua memória.

– Foi o ano mais feliz da minha vida. Saí da cidade pequena e pude curtir minhas tardes com Coca-cola, biscoitos e cinema.

FAIXA 2 – O teu sorriso, minha fortaleza / A tua voz uma cascata de luzes

Nesse período, também descobriu outra paixão: o rádio. Adorava acompanhar as notícias pelo aparelho da tia, ouvir as músicas e se impressionar com as coberturas jornalísticas, como a realizada na morte do Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. Depois de um breve retorno a Pedro Osório, a mãe decidiu que era o momento de acabar com as idas e vindas no relacionamento com o marido, e mudou-se com os filhos para Porto Alegre. O grande primeiro desafio de Arzelindo foi atravessar a Avenida Protásio Alves na Capital.

FAIXA 3 – Não vou me iludir / Fingindo que foi bom / Não foi legal pra mim

– Tive ainda mais dificuldade para me enturmar em Porto Alegre. Cheguei a passar um ano inteiro sem freqüentar o colégio. Foi quando aprendi datilografia e comecei a ouvir rádios que tocavam rock, como Pampa e Continental, a primeira rádio rock gaúcha.

Por insistência da mãe, voltou a estudar para completar o Ginásio. Matriculado no Colégio Rio Branco, freqüentava as aulas à noite, e convivia com colegas cinco anos mais velhos. Foram essas amizades que lhe proporcionaram a primeira experiência com drogas. Arzelindo experimentou LSD aos 13 anos, no Bar Trianon, conhecido restaurante de Porto Alegre que serve baurus.

– Eu tinha muita curiosidade de experimentar, principalmente por causa dos Beatles e das lendas de John Lennon com o alucinógeno.

Cliente assíduo do Cine Rio Branco e do Cine Atlas, passou grande parte da adolescência com os olhos vidrados no telão, conferindo os programas duplos das matinês de domingos, com muito tiro, faroeste e bang-bang para todos os lados.

FAIXA 4 – Quem sabe eu bebi / Quem sabe eu estou louco / Quem sabe eu te ame

Em 1969, Vera, a irmã de Arzelindo, comprou um violão. Juntos, cantavam as músicas de protesto que circulavam na época. Ela ainda estava aprendendo a tocar e, para garantir a posse, ele era proibido de pegar o instrumento. Canhoto, teria que mudar a posição das cordas para executar qualquer nota. Agüentou durante um tempo, crescendo como músico na clandestinidade familiar e tocando a partir da inversão das cordas. O segredo durou pouco. Logo, Arzelindo declarou um Golpe de Estado na irmã e trocou as cordas do violão, assumindo o instrumento.

Arzelindo começou a compor em 1974, mesmo ano em que se formou no segundo grau e assistiu o primeiro show de rock no Teatro de Câmara. Estimulado por esse universo recém-descoberto, começou a beber, principalmente Cuba Libre, a fumar e a sair à noite mesmo sem companhia, em busca de boa música.

Leitor do jornal O Pasquim e fã de Bob Dylan, ele despejava nas composições toda a angústia e rebeldia que muitos também viveram durante a Ditadura Militar.

– Depois de conhecer o Roda de Som, projeto que rolava à meia-noite no Teatro de Arena, criei coragem e fui mostrar as minhas letras engajadas para o Nelson Rolim, organizador do evento e que havia substituído o mentor do projeto, Carlinhos Hartlieb.

FAIXA 5 – Saia pra comprar cigarros / E não volte mais

As canções estavam rabiscadas em um caderno espiral. Arzelindo tinha o hábito de não passar a limpo, pois a mania de perfeição tornava a finalização de um texto ou letra quase impossível. Para participar do projeto, o único requisito era autorizar as músicas com a censura. O resto estava garantido.

– Quase todas as músicas foram censuradas. Mas o Rolim me bancou mesmo assim. Só que nada estava garantido: bateu aquele medo de me apresentar na frente de todo mundo sozinho.

Através da indicação de uma amiga, Arzelindo foi até um gabinete da Assembléia Legislativa e se apresentou para o João Antônio, vocalista e futuro criador do Discocuecas. Depois de uma breve conversa, João chamou o vizinho e violonista Alexandre Vieira. O trio estava formado.

– Fiquei muito nervoso. Tomei um porre de Drink Dreher e, já na primeira música, erramos tudo. Aí foi aquele silêncio e alguém da platéia gritou: ‘Vai de novo que tá do caralho!’. Foi aí que comecei a me divertir com a história da música.

FAIXA 6 – Tudo de novo pra eu reaprender / Talvez assim eu possa me salvar

Em 1975, Arzelindo já tinha cursado algumas cadeiras de composição e regência, curso ministrado pela Universidade Federal. Acabou desistindo, e retomou a paixão pelo rádio, passando no vestibular para Jornalismo na PUC. A carreira de jornalista e músico foi seguindo caminhos paralelos na vida dele. Mas a personalidade de Jimi Joe acabou assumindo o controle. O apelido surgiu da referência natural ao guitarrista canhoto mais famoso da época, Jimi Hendrix.

– Confesso que ainda não aprendi quem é Jimi Joe. Mas ao abandonar o Arzelindo e me rebatizar, me livrei de muitas coisas como as culpas da Igreja Católica e o alcoolismo sempre presente na minha família. Eu tinha medo dos outros, e essa nova pessoa que surgiu me deu coragem.

FAIXA 7 – Lutar pela revolução / Lutar pela revolução

Como jornalista, Jimi trabalhou de redator da Rádio Farroupilha, de repórter dos jornais Folha da Manhã, Folha da Tarde, Correio do Povo, Zero Hora e Diário do Sul, de editor das páginas de música do Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo e de editor de discos da revista Playboy. Também atuou como produtor na Rádio Ipanema FM e na Rádio 107.1 FM, além de ter traduzido livros para a Editora L&PM.

O mercado acabou se tornando um vasto campo para conhecer pessoas e fazer contatos preciosos. Através do trabalho nas redações, ele produziu matérias com seus ídolos do rock, expressou seu gosto pela música clássica e pela literatura, e colecionou momentos inesquecíveis.

– Entrevistei David Bowie. Foi uma conquista. Os dez minutos autorizados previamente pelo agente dele, se transformaram em 25 minutos. E melhor de tudo: foi ele que ligou para a minha casa. Sim, Bowie ligou para a minha casa!

FAIXA 8 – Passamos por tempos de guerra e paz, / Crime e castigo, não importam mais agora que tudo...

Mas, de acordo com ele, foi a vida na música que fez total sentido, principalmente para recarregar as baterias ou buscar consolo após uma demissão ou os longos períodos de desemprego. Em 1982, Jimi integrou um grupo que fazia mais bagunça do que revolução: O Grito paira sobre nossas cabeças. A idéia era misturar música e performances relâmpagos nos corredores da Faculdade de Comunicação da PUC. Jimi cantava e ajudava a erguer o Super Candidato Voador, colega indicado pela turma para a presidência do diretório acadêmico. No entanto, o primeiro projeto oficial de Jimi Joe foi a banda Quem tem QI vai, um mistura louca de chorinho, samba e rock and roll, criada por Luiz Carlos Rettamozo e com Cristo no baixo, Carlos Branco no violão, Rango na bateria e Teddy e Jimi nas guitarras.

– Fizemos shows durante mais de um ano. E tivemos força até do Eduardo Dusek, que assistiu uma apresentação nossa. Usávamos maquiagem e roupas bizarras, e chegamos até a fazer um show no Teatro Presidente.

FAIXA 9 – Meu bem você me deixa sempre sonhando / Quem sabe você me deixa ser do seu bando

Foi no Bar Marcelina que surgiu a banda que Jimi Joe considera a mais maluca e mais divertida: Atahualpa y us Panquis. Alguns CDs de punk rock, busca por integrantes em bares como o Escaler e muita porrada depois, estava formada a barulheira do inferno com os guitarristas Jimi e Paulo Nequete, o tecladista Gordo Miranda, o baixista Flávio Santos (Flu), e o baterista Castor Daudt.

– Ninguém sabia tocar. Fazíamos barulho e tocávamos de qualquer jeito. E os shows eram surreais. Chegamos a nos apresentar na praia de Capão Novo, para um público formado por crianças, adolescentes e velhinhas. E nunca vou esquecer da imagem de um menino, não tinha mais do que seis anos, que fez uma roda punk sozinho na areia.

FAIXA 10 – Nem sabia o que oferecer em troca / De tanta vida, tanta emoção

A banda inteira cabia num Gol. E o carro circulava por diferentes estradas, sendo testemunha de caçadas a cogumelos no meio do mato e de naves espaciais tentando abduzir músicos.

A diversão era a regra básica. Tanto que, oficialmente, Atahualpa y us Panquis é uma banda que nunca acabou. Com um LP gravado, Agradeço ao Senhor, o grupo pode ressurgir em qualquer lugar do planeta, desde que um dos integrantes originais esteja presente. Esse é o acordo.

FAIXA 11 – Agora é tarde já aconteceu / Tarde demais eu já falei adeus

A música ficou um pouco afastada de Jimi durante o tempo em que morou em São Paulo. Os paulistas consideravam sua guitarra nervosa demais, e ele se dedicou ao jornalismo. De volta a Porto Alegre, em 1994, ele conheceu alguns cowboys na Cidade Baixa que, literalmente, tornaram-se sua família. Com a banda Os Daltons, Jimi sentiu-se à vontade para assumir seu lado country e expressar tudo o que sentia através de folk rock. O rock da família Dalton foi disseminado por todo o Pampa. James Dalton (Jimi Joe), Julius Dalton (Júlio Reny), Cris Dalton (Cristiano Varisco) e William Dalton (Wolney Campos) fizeram shows por todo o Estado durante quase seis anos.

– Os Daltons salvaram a minha vida várias vezes. Na época, eu estava mal de grana. A estrada acabou sendo a melhor terapia que existe, e a banda era o meu suporte.

FAIXA 12 – Nosso amor, meu bem / É um mal crônico

Jimi também participou de bandas como Justine, que gravou um CD em 2004 pelo Fumproarte, e Acretinice me Atray, que gravou Era uma Vez um Gato Xadrez.

Em Porto Alegre, o rock gaúcho costumava ser propriedade de poucas pessoas. Dizem inclusive que, desde os anos 80, a cidade possuía oito músicos e 25 bandas. Todos participavam do projeto de todos. E, isso acabava criando laços de cumplicidade e amizade muito fortes. Jimi Joe foi vivendo e se divertindo e afirma que, se não fosse a diversão com os amigos não teria feito nada.

FAIXA 13 – Você anda pela rua / E as pessoas estão / Completamente perdidas

– Tocamos pra nós mesmos, mesmo que o público não seja bom. As pessoas que não fazem música não entendem. Música é como alimento.

Esse sentimento de necessidade extrema pela música fez com que Jimi sempre se alimentasse da fonte, ao mesmo tempo em que não criou a preocupação de eternizar o momento. Ele achava que poderia guardar na memória todas as canções de amor e de protesto, as parcerias, as aventuras nos palcos ou fora deles. Mas a comemoração dos seus 50 anos de vida despertou em amigos como Wander Wildner e, em especial, Astronauta Pingüim, o estímulo para que Jimi produzisse o primeiro CD solo. Saudades do Futuro foi lançado em 2005, e traz muito da melancolia que o roqueiro vive nos dias atuais. É como o refrão triste de um blues, que conta a história de um homem que começa a fechar as contas de sua própria vida.

Gravado em um estúdio de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o disco traz os clássicos de Jimi Joe, muita poesia inspirada em Bob Dylan, violão, baixo, bateria e um pouco de piano aqui e acolá. Um ponto final de muita coisa que o músico viveu e a consagração de sua musa inspiradora: Keli. Pois essa é uma história de rock, e sem uma musa, não existe um astro.

FAIXA 14 – Saudade... eu sinto apenas / Do teu sorriso e olhar azul / Blue...

Jimi Joe e a jornalista Keli Lynn Boop foram casados por mais de seis anos. Passaram por grandes dificuldades e grandes conquistas juntos. E, mesmo separados, também estiveram de mãos dadas num dos momentos cruciais da vida de Jimi. No início de 2003, ele estava fraco e mal conseguia trabalhar. Ao procurar um médico especialista, foi constatado o que muitos anos antes havia sido um alerta. Em 1979, depois de um acidente de moto, Jimi Joe descobriu que possuía rins policísticos. Assim como sua mãe, poderia sofrer de insuficiência renal. A doença evoluiu e tornou indispensável três sessões semanais de hemodiálise, de quatro horas de duração cada. O susto, deu lugar ao pavor e à sensação de fragilidade.

– Tentei me adaptar ao máximo à nova realidade. Saio do hospital e toco a minha vida, faço música, faço sexo. Não quero ficar preso a isso.

FAIXA 15 – Demorou mas ele conseguiu abandonar o ninho / Demorou mas ele aprendeu a voar sozinho

Saudades do Futuro é um disco de exorcismo. São vários recados que tomaram a forma de música e que contam uma trajetória que, segundo o seu personagem principal, nunca estará concretizada em livro. É um disco triste, um bitter sweet rock, que registra a história sob o ritmo da guitarra e também festeja a amizade das inúmeras pessoas que passaram pela vida de Jimi Joe, e para as quais ele gostaria de prestar uma homenagem e deixar um adeus sincero. Com certeza, o músico ainda vai brindar com champanhe muitos aniversários do Bar Ocidente na Osvaldo Aranha, única ocasião em que ainda se permite beber. No entanto, essa era a oportunidade de deixar ainda mais explícito o seu orgulho de ter participado de uma geração de roqueiros com uma pluralidade característica.

– Vou continuar fazendo música. Alguém vai me ouvir. Senão, foda-se. Pelo menos eu cantei e a tristeza foi embora.

Depois de 15 faixas e de uma apresentação memorável e sensível, o CD de Jimi Joe pode estar terminando. Mas é nesse momento que cabe uma ressalva. Sempre existe a tecla repeat, para reviver tudo de novo. Ou play, começando do zero e apresentando um show completamente diferente. Pausar é que não pode. Deve-se seguir em frente, pois a vida é para ser curtida. Porque aprendizado também é rock and roll. E disso, a música está repleta: lições de vida, de companheirismo, de trabalho e, acima de tudo, de diversão. Jimi Joe agradece toda a experiência que teve. E se sente à vontade para dar o primeiro passo no caminho que leva de volta para casa. Ele não está sozinho. E a mensagem se manifesta na voz da Keli, que termina a última música do disco.

Ele era só, como aquele que caminha no deserto ao sol do meio-dia
Que não tem nem a própria sombra para acompanhá-lo
De repente, tudo era como se nunca tivesse sido
E alguma coisa no meio do caos prenunciava uma paz infinita
E então era como o céu na terra e ele entendeu, afinal, que não havia por que seguir tão só
Eu sorri e disse: Veja bem, eu fiz por você muito mais do que faria por mim.


-------------------------------------------------------------------------

* As frases das faixas que ilustram esse texto foram retiradas das músicas do CD Saudades do Futuro, de Jimi Joe.

Contato do Jimi - jimijoe007@hotmail.com

6 Comments:

Blogger Mari Thomé said...

Fiquei meio receosa em comentar no post desse maravilhoso texto.
Tua cabeca e suas milhares de formas que uma leitura de um rascunho nem de longe traduzem a genialidade desse teu raciocinio pra dispor as palavras num espaco em branco, e de fazer um nome conhecido por mim se transformar numa pessoa muito querida que eu tenho certeza que nao vai ser mais a mesma quando ela passar por mim na rua.
Nao parei enquanto o texto nao terminasse.
Estou maravilhada!

agosto 02, 2006 12:19 AM  
Blogger Trevas said...

Bah, Lu. Concordo com a Manu. Como comentar um texto desses?!?!? Bom demais. Adorei a idéia do novo blog, mas não abandona o "experimentalismo" do 50Kg, não quero ficar carente de mais uma coisa.
Bjs

agosto 02, 2006 10:33 AM  
Blogger Lu said...

Ok! Fico até boba com esses elogios todos. O Jimi é uma pessoa fantástica. E eu consegui passar só um pouquinho disso para o texto. E fico feliz que vocês gostaram, meninas.

Tati, o 50kg é o meu refúgio. Não vou largar dele. E vou incrementar o "experimentalismo". Já que agora tenho o meu cantinho de seriedade também - hehehe...

Beijos!

agosto 02, 2006 3:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lu,
diante de 'textos sérios', além do Humm, há quem faça aquela clássica 'cara-de-conteúdo'. Mas no seu 'texto sério' a cara mais apropriada é mesmo a do queixo caído, porque conteúdo, estilo, originalidade... humm... tá tudo lá ! Bela entrevista, genial a idéia de intercalar com faixas de músicas do entrevitado. E viva o novo jornalismo-literário brasileiro ! Beijos, Marcelo

agosto 02, 2006 5:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Que história linda!
Estava pesquisando sobre o rock gaúcho e encontrei esta preciosidade.
Lu, não te conheço, mas tu é 10!
Parabéns e muito obrigada por me proporcionar tão apaixonante leitura
Pena que acabou ...

Rosanne pizzato

setembro 29, 2006 12:31 AM  
Blogger Lu said...

Obrigada, Rose!!!

Fiquei feliz com o teu comentário!

Um grande beijo!

novembro 09, 2006 6:29 PM  

Postar um comentário

<< Home